top of page

GOLDEN NEWS

Julio Iglesias. O latino romântico que fez sucesso antes do reggaeton volta a Lisboa

O músico espanhol Julio Iglesias volta este sábado à Altice Arena, em Lisboa, para assinalar os 50 anos de carreira. Longe vão os tempos em que era o único latino nos tops americanos.


Julio Iglesias em Lisboa em 2015.

© Filipe Amorim/ Arquivo Global Imagens

Julio Iglesias tem 75 anos de vida, 50 anos de carreira e mais de 250 milhões de discos vendidos em todo o mundo, segundo as contas da editora. O músico espanhol está de volta a Lisboa para um concerto, este sábado, na Altice Arena, onde vai aparecer certamente impecável com a sua camisa branca, a mão junto à barriga como quem dança abraçado a uma linda mulher, a cantar baladas românticas em espanhol, em inglês e em português.


Dizem que é "o artista latino mais bem-sucedido de sempre". Mas como é que se mede o sucesso?

Iglesias foi morar para Miami em 1979 e nessa altura já sabia que seria mais fácil chegar ao mercado norte-americano se cantasse em inglês e se fizesse duetos com estrelas como Willie Nelson, Diana Ross ou Stevie Wonder. Só assim chegou aos tops americanos.

Nos anos 1980 e 90 havia, de vez em quando, uma ou outra música latina que chegava aos tops europeus. Mas raramente tinha sucesso na América. Aconteceu com a Macarena, dos Los Del Río, que chegou a número um, e pouco mais.


Entretanto, muita coisa mudou na chamada "música latina", um termo usado nos Estados Unidos e que nos soa um pouco estranho, uma vez que engloba todos os temas em espanhol mas também em português (por exemplo, do Brasil).


Maria João Caetano


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page